Filmes que quebram a quarta parede.

Por: Rafael Mayrink

Existem aqueles filmes que quando você assiste está falando com você, filmes que dependendo da situação ou do momento que esteja passando eles dizem o que você esta sentindo ou vivendo, isso pode ser muito agradável ou desagradável. Mas a maratona de hoje vou mostrar os filmes que falam com o público, literalmente. Ao quebrar a quarta parede, os atores conversam com quem o assiste. Muitas vezes para dizer o que esta sentindo, outras vezes apenas para poder brincar com isso. Vamos agora a mais uma maratona. Filmes que quebram a 4º parede.

CURTINDO A VIDA ADOIDADO (1986)

chicago-curtindo-a-vida-adoidado

Um dos filmes mais lembrados quando se fala em “quebrar a quarta parede”, e em 2016 completou 30 anos. Uma comédia muito bem produzida e com ótimas interpretações, e para todos que assistiu em algum momento da adolescência se identifica com várias situações e acontecimentos. Na história temos um grupo de adolescentes que decide matar aula e se divertir pela cidade. Divertido, e com uma história para agrada gerações. E é por isso merece ser lembrado nesta maratona.

DEADPOOL (2016)

deadpool-6

Ele é super, mas não herói. Sarcástico, irônico, falastrão e não se importa muito com nada, ou quase nada. O filme é uma obra de referências em vários momentos, brincando com os filmes de heróis, criticando algumas bombas, dando spoilers e é claro, se divertindo. A história conta a vida de Wade Wilson, que após descobrir que está com câncer terminal se voluntária para um tratamento experimental, dando a ele habilidade sobre-humanas, e quando seu amor é sequestrado, ele precisa deixar de ser tudo aquilo que não gosta.  Depois de muitos pedidos, de fãs, produtores e ator, o filme conseguiu sair do papel e se torna aquilo tudo que quem acompanhas as HQs gostaria de ver. Um dos melhores filmes de 2016.

O LOBO DE WALL STREET (2013)

Leonardo Dicaprio in The Wolf Of Wall Street

Martin Scorsese já quebrou em 4º parede em Os bons companheiros, e aqui ele usa o recurso para explicar aos espectadores como é a cabeça do Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), suas escolhas em relação aos negócios e as farras. E estamos falando de Scorsese, que na direção da aula. O Elenco e o roteiro são outros pontos fortes do filme, no filme temos DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie e Matthew McConaughey. Bastante ambicioso e divertido, é possível assistir as quase 3 horas sem se torna cansativo. Um filme para quem gosta de cinema.

ALTA FIDELIDADE (2000)

alta-fidelidade

Baseado em um livro com o mesmo nome este divertido filme além de possuir um ótimo enredo o ator principal quebra a quarta parede para conversar com o público sobre música e relacionamento. Não precisa dizer que isso funcionou muito bem. O longa transfere tudo que o seu personagem principal está passando, e suas conversar são simples e divertidas. E tenho certeza que pelo menos em algum momento você já passou por tudo que está acontecendo, e digo, se não passou, vai passar. Uma comédia romântica que agrada a todos.

O SENHOR DAS ARMAS (2005)

038167

Reflexível, com boas atuações e uma forte direção, O senhor das armas é o tipo de filme que queremos que o Nicolas Cage faça novamente. Na história temos a vida de Yuri Orlov (Cage) interpretando um traficante de armas e seus negócios pelo mundo. E mesmo que possa ter alguns furos de roteiros e algumas cenas meio sem nexo a maioria do longa funciona. Além de Cage o elenco ainda conta com o Jared Leto que também está ótimo. Com uma narrativa didática e uma história bem construída este filme é mostra que alguns atores são bons, mas tem que começar a escolher filmes melhores.

A GRANDE APOSTA (2015)

thebig_3bale

Concorrente a 5 categorias do Oscar 2016, incluído melhor filme e diretor. A grande aposta é um filme que exige paciência do seu público, mas para aqueles que o tem, poderá ter conhecimento de um dos momentos mais drástico da população americana. O filme conta a história de um grupo de pessoas que perceberam que os bancos estariam em colapso por conta de suas dívidas e decidiram ganhar dinheiro com isso. A linguagem do filme pode ser bem complicada, para quem não conhece de economia e ações, mas a quebra da quarta parede tenta simplificar para o público alguns termos para conseguir acompanhar aquele mundo dos negócios. Com ótimo elenco e um filme para ser visto e estudado, a grande aposta merece uma chance.

Outros filmes que também usam deste recurso é Noivo neurótico e noiva nervosa, Woody Allen é famoso por quebrar a quarta parede, ele gosta de conversar com quem o assiste, e aqui não é diferente, e ele sempre consegue agradar aos amantes da sétima arte. Alfie filme de 2004 estrelado pelo  Jude Law, fazendo o papel do personagem que dá nome ao longa, considerada por muito como uma comédia romântica, o filme tem seus momentos dramáticos e reflexivos.  O império (do besteirol contra ataca) um filme que sabe que é um filme, e eles querem produzir outro filme, é, a premissa pode ser complicada, mas é muito bem executado. Engraçado pode ser um ótimo momento pipoca.

E ai, faltou algum filme? Qual outro você recomendaria. deixe um comentário.


Rafael Mayrink
Rafael Mayrink

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: