Filme de Charles Chaplin é exibido em Salvador e Cachoeira durante evento

Por Lucas Ribeiro

O filme “O Garoto”, de Charles Chaplin, terá exibição no domingo (1º), em Salvador, e segunda-feira (2), em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. As sessões ocorrerão às 11h e fazem parte do XI Panorama Coisa de Cinema, que é realizado desde a última quarta-feira (28). A primeira sessão acontece no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha (ingresso R$ 10/ R$ 5) e a segunda no Cine Theatro Cachoeiraxno (Cachoeira), com acesso gratuito.

O filme no qual Chaplin traz seu personagem às voltas com a criação de um menino foi o escolhido para a matinê que relembra o Clube de Cinema da Bahia, fundado por Walter. O cinema de Charles Chaplin marcou o início e o fim da trajetória do crítico baiano Walter da Silveira, grande homenageado do XI Panorama Internacional Coisa de Cinema. Tempos Modernos foi tema da sua primeira crítica, escrita aos 20 anos, em 1936, enquanto seu último texto publicado tratou de O garoto.

No filme, o Vagabundo encontra um bebê abandonado em um carro de luxo que acaba de ser roubado e resolve criá-lo. Com o tempo, eles se tornam uma dupla perfeita, sempre bolando esquemas para conseguir dinheiro e fugir da polícia.

Walter da Silveira
A homenagem ao centenário de nascimento de Walter da Silveira inclui a realização de um seminário que reúne a cineasta e atriz baiana Helena Ignez, o professor Luís Alberto Rocha Melo (Universidade Federal de Juiz Fora), o pesquisador Adilson Mendes, o jornalista Ernesto Marques (Associação Baiana de Imprensa), o crítico Rafael Carvalho e o cineasta José Umberto Dias.

Com participação gratuita, as mesas de discussão vão acontecer em Salvador e Cachoeira, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, sempre no início da tarde. Os convidados abordarão o pensamento crítico de Walter da Silveira, sua contribuição para a história do cinema baiano e o Clube de Cinema da Bahia. Confira a programação no site do evento.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: