Filhos do Paraíso (1998)

Minha indicação de filme para esse domingo é um filme singelo e emocionante. ” Filhos do Paraíso”(1998). Uma produção iraniana, dirigido por Majid Majidi, que nos conta a história de duas crianças, Ali e Zahra, sua rotina, suas angústias, problemas e sonhos. Segundo o diretor, a ideia de fazer este filme partiu de uma história real, contada a ele por um amigo, que descreveu a situação de dois irmãos que dividiam um mesmo par de tênis para ir à escola. Desta situação, o autor opta por abordar uma série de questões relevantes.

Filme sensível, resume-se a cumplicidade e carinho entre irmãos. Um dos melhores filmes que já assisti. Lindo emocionante cativante pra ver e tirar lições de vida. Apesar do pouco orçamento com o que foi feito, esse sem dúvida é daqueles filmes que quem assistiu vai levar pra sempre, uma verdadeira aula de civilidade, humildade e perseverança. Recomendo á qualquer pessoa, de qualquer idade, religião e classe social. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999.

“Ali é menino de nove anos, leva os sapatos de sua irmã Zahra ao sapateiro para serem reparados, mas acaba por perdê-los no caminho de casa, ao fazer compras no mercado. Por sua família não ter dinheiro para comprar outro par. Eles são uma família pobre do Teerã e temendo uma punição, Ali e Zahra resolvem manter a situação em segredo. Então inventam um esquema para compartilhar o par de sapatos do menino, o único disponível. Zahra usa os calçados pela manhã e os devolve ao meio dia, para que seu irmão possa frequentar as aulas à tarde. Esse plano desconfortável conduz a uma aventura atrás da outra na tentativa de esconder o plano de seus pais e professores.” 

______________________________________________________________________

z33

Igor Quadros

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: