ESSAS SOMBRAS ASSOMBROSAS- OS FILMES QUE FIZERAM A AMÉRICA (2011)

Por Cleber Eldridge.

Os filmes são importantes, certo? Os filmes precisam ser conservados, certo? Os filmes são parte da cultura, seja ela de qual país for, certo? Para todas essas questões a resposta é, sim, certo. É exatamente isso que o documentário “Essas Sombras Assombrosas” mostra, como um instituto nos Estados Unidos conservam seus filmes, como eles julgam determinados filmes serem importantes. Para quem gosta de cinema, para quem se julga um cinéfilo de verdade, esse documentário é muito interessante, não porque mostra uma sequência de cenas avulsas de filmes, mas sim porque conscientiza que os filmes são de fato, algo muito maior que entretenimento, o cinema é cultura.

O congresso americano criou uma espécie de biblioteca, ano após ano eles julgam cerca de vinte e cinco filmes que são importantes para cultura, ou melhor, filmes que tem importância cultural, histórica e esteticamente significativos, na lista filmes como Cidadão Kane, Laranja Mecânica dentre outros clássicos, a lista inclui também outros filmes muito menores, curtas e até clipes, o primeiro deles foi “Thriller”, de Michael Jackson – no documentário, eles ainda mostram o processo de escolha, afinal de contas escolher “apenas” vinte e cinco filmes por ano, talvez seja uma tarefa árdua, ou não.

O processo de escolha, o processo de restauração, o comitê, são diversos depoimentos dentre eles de diretores conceituados como Chris Nolan, Tim, Roth, Rob Reiner, John Waters dentre outros, o filme conta ponto após ponto o processo de conservação do filme, é um bom documentário para quem gosta de cinema, para quem quer que o cinema seja sempre bom, para quem acha o cinema cultura, e principalmente para quem acha o cinema necessário para a vida.

(These Amazing Shadows)
Direção .:: Paul Mariano, Kurt Norton
Nota .:: 7.0

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: