Maratona Esportes

Por: Rafael Mayrink

Nesta maratona vou citar alguns filmes que tem como tema o esporta, porém como existem muitos longas com este assunto dividirei em duas partes para consiga indicar todos. Foi umas das mais difíceis de fazer pois existem vários filmes com o tema que merecem ser lembrados, mas selecionei alguns para aqueles que buscam se emocionar e divertir com o assunto, Então vamos começar

Boxe

ROCKY (1977)

rocky-today-tease-2-150701_7a9b1c5f62c46f839bbeb08fe79960ab

Não tem como começar esta maratona sem citar por este grande clássico, e por todas as suas continuações. O filme que fez história e como o Sylvester Stallone entre os atores mais queridos dos anos 80/90. Aqui temos a história de Rocky, um boxeador que acima de qualquer coisa se preocupa com seus companheiros e familiares, mesmos que não saiba demonstrar. Muito bem dirigidos e com ótimas atuações. O filme foi a grande inspirações para outros do gênero. Até aqueles que não gostam do esporte tem que admitir, é um ótimo filme para assistir.

TOURO INDOMÁVEL (1980)

o-touro-ataca

Outro clássico do cinema e desta vez temos Martins Scorsese na direção e com a atuação de Robert de Niro, e não tinha como sair outra coisa com esta dupla. Um filme dinâmico e bastante reflexivo. Com grandes atuações, De Niro esta impecável, e uma história que tem muito mais do que foi dito. Quando Jake LaMotta (Robert De Niro) consegue se tornar um dos principais pugilista peso-médio e assim conseguindo a fama, sua vida pessoal só vai se degradando. Ótimo filme para todos aqueles que gostam de cinema.

O VENCEDOR (2010)

582x0_1391114506

David O’Russel dirige este drama biográfico, que pode ser previsível, graças principalmente ao título nacional, mas que conseguiu ser emocionante e com atuações extraordinárias. Christian Bale está excelente como Dicky Eklund um ex- pugilista que esta viciado em crack, mas ao mesmo tempo é considerado como ídolo em  Lowell (Massachusetts), assim colocando a cidade no mapa, e após quase perder a vida para a droga e crime ele decide treinar, Micky Ward (Mark Wahlberg), seu irmão para que consiga se torna o novo campeão mundial. Este é um filme mais contido, mas com grandes atuações, Bale precisou passar por uma transformação física para interpretar o papel, e temos ainda Melissa Leo e Amy Adams no elenco.

MENINA DE OURO (2004)

582x0_1421858281

Outro grande diretor dirigindo um ótimo filme de boxe, Clint Eastwood dirige e atua neste drama, que não perdoou ninguém, fazendo até marmanjos chorarem. Aqui temos a história de Frankie Dunn (Eastwood) que após ter perdido o contato com a filha se torna um pessoa fechada, e que possui somente uma única pessoa com que se abre, seu melhor amigo Scrap (Morgan Freeman), e quando Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) decide que quer lutar boxe, mesmo que relutância Dunn acaba aceitando ser o treinador. Além de conseguir ter o elenco de primeira, o filme consegue ser bastante dramático. Porém possui uma história mais lenta, mais contida. Mesmo assim é um filme que tem ser visto e revisto sempre se emocionar.

Futebol Americano

MEU NOME É RÁDIO (2003)

meunome2

Baseado em fatos, este filme consegue emocionar e ao mesmo tempo ensinar a quem assiste. Este longa conta a história de um rapaz chamado James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr), mas conhecido como radio, e após ter sofre por conta de uma brincadeira feito a equipe de futebol, o treinador Harold Jones (Ed Harris) decide coloca-lo como ajudante. Uma história que emociona, com ótimas interpretações, o filme não é só sobre basquete, mas também possui uma mensagem bem positiva em relação aos dificuldades das pessoa com necessidades especiais.

UM SONHO POSSÍVEL (2009)

19510520_20131107164810792

Sandra Bullock esta neste emocionante e tocante filme, que tem como fundo o futebol americano, mas é muito mais sobre uma família, e o poder das escolhas de cada pessoa. Ao adotar Michael Oher e transformando a vida dele e todos a sua volta. Com cenas engraçadas que podem te fazer gargalhar e cenas bem emocionantes, aquele momento em que estão conversando em relação a cama, não tem como não se emocionar.  Com uma ótima direção, e uma história para se apaixonar, este longa consegue conquistar a todos.

DUELOS DE TITÃS (2001)

69198040_ph2-jpg-r_640_600-b_1_d6d6d6-f_jpg-q_x-xxyxx

Um filme com um começo bem complicado de assistir, mas que aos pouco se torna gratificante e emocionante. Denzel Washigton interpreta Herman Boone, um técnico que por ser negro sofre todo os tipos de preconceitos de uma comunidade e até de seus atletas. Baseado em fatos, o filme consegue fazer grandes construções de personagens, não tem como não gostar de cada um deles, se divertir e emocionar juntos. Com um história bem construída, prepare para acreditar em futuro melhor.

GOLPE BAIXO (2005)

mif5ueaxov9ozmnciie0ou9lsrh

Filme com o Adam Sandler é raramente lembrado em uma maratona, mas se fomos falar de todas suas filmografia, sabemos que ele já fez muita coisa boa. E esta é a prova. O filme conta a história de Paul Crewe (Sandler) um ex jogador que é preso por dirigir bêbado, e dentro do presídio começa a treinar outros detentos, para um jogo entre bandidos e policiais. Engraçado e com uma pitada de drama, o filme funciona em todos os sentidos, sem precisa cair para o clichê. E até aqueles que não gostam do ator, merece da uma chance para este divertido filme.

Basquete

COACH CARTER – TREINO PARA A VIDA (2005)

987654321

Mesmo que possua uma história contada várias vezes, este filme tem o suas qualidades. Primeiro pela atuação de Samuel L. Jackson, que conseguiu ser aquele tipo de professor que faz as coisas que não era de esperar. E outro pela história que conseguiu ser contada de uma forma simples, bela mas com o desafio de mostrar a importância de se lutar pelo melhor pelos seus alunos e por uma comunidade. Na história temos Richmond Carter, um ex atleta do basquete e dono de uma loja de materiais esportivos que aceita ser treinador da equipe da escola de basquete, mas para isso ele mudará toda a vida dos alunos. Mesmo se você achar que já viu este filme antes, merece uma chance, pois é mais um filme que sempre se aprende alguma coisa e isso é sempre bem vindo.

HOMENS BRANCOS NÃO SABEM ENTERRAR (1992)

19926157

Uma comédia que retrata a vida na periferia, com ótimas atuações e uma história agradável, para quem curte o estilo. Sidney (Wesley Snipes) e Billy (Woody Harrelson) são dois jogadores de basquete e fingem que não sabem jogar e ganhar apostas de seus adversários. A química entre os dois atores é excelente fazendo com que o publico se importe com cada acontecimento. E mesmo que o título seja bobo, é um filme que merece ser visto, recomendado para quem gosta de um filme pipoca.

SPACE JAM – O JOGO DO SÉCULO (1996)

Space Jam

Tem duas forma de assistir este filme Primeiro quando criança e adorar e ver o Pernalonga e sua turma, diverti-se com uma história engraçada e torcer para os mocinhos no final. Ou então assistir quando adulto e estragar sua infância pois achou o filme chato e cansativo. Sim, isso é verdade. Mas isso não tira o mérito de que em algum momento este filme foi bom, e que é um filme sobre esporte com um dos maiores jogadores de todos os tempos Michael Jordan. Mesmo que não seja o melhor filme, merece esta nesta maratona.

JOGADA DECISIVA (1998)

35-he-hot-game-1998-spike-lee1

E mais uma vez Denzel Washington protagoniza um filme e que merece ser indicado nesta maratona. Neste longa ele interpreta Jake Shuttlesworth que esta preso por assassina a esposa durante uma discussão, mas tem a chance de liberdade condicional se conseguir convencer o seu filho Jesus Shuttlesworth (Ray Allen) a defender a equipe da universidade do estado. A direção e roteiros do Spike Lee é algo que mais agrada neste filme, ao retrata bem os desafios de um adolescente problemático e talentoso. A atuação de Washington também esta excelente. E no caso do Allen que consegue convencer em alguns momentos.

 

Automobilismo

SENNA (2010)

senna-2010

Documentários sobre um dos maiores, se não o maior piloto de automobilismo do Brasil. Não foi produzido material exclusivo para o filme, mas a maioria das imagens usadas é inédita, com entrevistas do próprio piloto e de outras personalidades da Fórmula 1. Com uma construção perfeita e com fortes cenas de emoção e tensão o longa mostra um outro lado do atleta que não conhecíamos. Com uma história para fãs do esporte, com criticas políticas dentro da formula 1. Com bastante carisma Senna se torna um daqueles filmes para quem quer conhecer sobre o Brasil e os brasileiros.

CARROS (2006)

cars_img5

Animação da Pixar, para agradar crianças e adultos, ou seja, Pixar sendo Pixar. Na história temos Relâmpago McQueem um ambicioso estreante que esta preste a competir com dois grandes nomes a famosa Copa Pistão. Mas no trajeto para, em um acidente ele acaba se perdendo e vai para em uma cidade esquecida e lá aprende sobre a vida, amizade e amor. Divertido, emocionante, e com um roteiro espetacular. Mesmo que todos os personagem são carros, cada um possui sua construção de forma que não seja impossível se apegar a eles. Este filme faz é um daqueles merece ser visto e revisto com a família.

RUSH: NO LIMITE DA EMOÇÃO (2013)

ixlxve9wmnogf

Talvez uma das melhores surpresas do ano de 2013 para mim, este filme conseguiu me prender do ínicio ao fim. Na história baseado em fatos temos a rivalidade entre Niki Lauda (Daniel Brühl esnobado no Oscar) e James Hunt (Chris Hemsworth). E posso dizer, tudo neste filme funciona. O elenco esta excelente, o roteiro e a direção conseguiram criar cenas bastantes angustiantes e emocionante. Mesmo que possa parecer um filme com uma história boba, este longa conseguiu agradar a público e criticas e se tornando um dos melhores do estilo. Recomendadissímo

DIAS DE TROVÃO (1990)

arcqcb104coovkdumvsqlhpwaec

Tony Scott dirige este filme e conta com um elenco de primera. Temos aqui Tom Cruise, Randy Quaid, Robert Duvall, Michael Rooker e Nicole Kidman. Mesmo que o filme possua seus clichês e seja hoje considerado como uma filme “Sessão da tarde”. Possui uma bela fotografia e  a trilha sonora que agrada. Sua história é sobre um piloto de stock car Cole Trickle (Cruise) que precisa aprender com Harry Hogge (Durvall) o verdadeiro significado de competir para conseguir chegar ao sonhado pódio. Dias de trovão é o típico de filme para assistir em um sábado com a família ou no domingo chuvoso, mas mesmo assim vale a pena.

Estes forma alguns. E na próxima indicarei de outras modalidades. Espero que tenham gostado.

E para vocês qual filme é o melhor do estilo? Qual faltou na lista e tem alguma sugestão para a continuação? Deixe seu comentário.

Abraços.


Rafael Mayrink
Rafael Mayrink

2 thoughts on “Maratona Esportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: