Especial Dia dos Pais

Por Brenno Xavier

 

PAI

A natureza é perfeita, tudo funciona como um quebra cabeça e não entendemos muitos bem as ligações que mais parecem ser um acaso.

Falo das ligações afetivas, por que amar? por que cuidar?

A evolução nos explica muito sobre essa relação, trata-se nada mais nada menos que uma garantia de que a prole da espécie seja mantida viva, para perpetuação do genoma do animal.

No mundo animal a relação de pais e filhos vai de extremo cuidado até abandono antes mesmo do nascimento.

Vou citar dois exemplos de relação afetiva de pais e seus filhotes:

Leão
Em cada bando há um macho dominante. Se outro competir com ele e vencer, o novo líder mata os filhotes e cobre todas as fêmeas para garantir que toda a cria do bando seja sua. Defendem o grupo, não necessariamente seus filhotes.

*O objetivo da vida nesse caso é manter vivo uma prole mais forte, que resista, que sobreviva pois se o macho anterior perdeu por não ser forte, sua prole também não será.

Sagui
As fêmeas normalmente têm dois filhotes a cada gestação. O macho sempre carrega um dos filhos, enquanto a fêmea carrega o outro. Os bebês só trocam de colo na hora de mamar.

*Talvez se o macho fosse ausente a mãe não desse conta de proteger os dois filhotes, dessa forma diminuindo a prole do macho. O objetivo da vida é sobreviver, o macho faz seu papel para garantir isso!

Mais isso não é uma aula de Biologia, essa foi só uma introdução para procurarmos entender algo ainda mais complexo. Estamos em agosto, mês onde a troca de afeto entre pais e filhos fica mais em evidencia. Um amor transcendente, um amor que dói, um amor que não se tem estudos científicos para explicar.

Graças ao cinema temos alguns bons exemplos de pais que demonstram seu amor incondicional pelos seus filhos. Segue algumas indicações, para assistir agarradinho com pai, avô, padrasto, irmãos, mães que são pais e toda família.

Filhos… Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos… Como sabê-lo?… Porém que coisa… Que coisa louca… Que coisa linda.

Que os filhos são!

(Vinícius de Moraes)

Listei 5 Filmes que retratam bem a relação entre Pai e Filho.

UMA LIÇÃO DE AMOR (2002)

 

20192649

Sam Dawson é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então, Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison, que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.

 

À PROCURA DA FELICIDADE (2007)

 

a-procura-da-felicidade

Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas seus planos não dão certo. Prepare-se para se emocionar – e chorar- com esta história de amor entre pai e filho.

 

O PAIZÃO (1999)

 

o-paizao

Sonny Koufax (Adam Sandler) é um legítimo solteiro que não leva a vida a sério. Cansado de ser dispensado pelas mulheres, que o acusam de ser imaturo, ele tem a ideia de adotar Julian McGrath (Cole e Dylan Sprouse) para demonstrar maturidade. Mas nem tudo corre como ele imagina. Logo ele percebe que cuidar de uma criança não é tão simples assim.

 

UM ATO DE CORAGEM (2001)

 

um-ato-de-coragem-cena

John Q. Archibald é um homem comum, que trabalha em uma fábrica e vive feliz com sua esposa Denise e seu filho Michael. Até que Michael fica gravemente doente, necessitando com urgência de um transplante de coração para sobreviver. Sem ter condições de pagar pela operação e com o plano de saúde de sua família não cobrindo tais gastos, John Q. se vê então numa luta contra o tempo pela sobrevivência de seu filho. Em uma atitude desesperada, ele então decide tomar como refém todo o setor de emergência de um hospital.

 

PROCURANDO NEMO (2003)

 

procurando-nemo

O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.

———————————————————————————————————————–

BRENNO XAVIER
BRENNO XAVIER

Um comentário em “Especial Dia dos Pais

  • 10/08/2015 em 11:36
    Permalink

    O Paizão não. kkkkk

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: