DOMINGOS CLÁSSICOS: ALMA EM SUPLÍCIO (1945)

Hoje para esse domingo de dia das mães o filme escolhido é “Alma em Suplício”. Dirigido por Michael Curtiz, o filme de 1945 apresenta um quadro bem conhecido na dramaturgia: mãe querida, filha perversa. Mildred (Joan Crawford) é uma dedicada mãe que é acaba sendo deixada pelo marido. Sob pressão para financiar sua filha mimada Veda (Ann Blyth), ela aceita um emprego como garçonete, e isso acaba por despertar seu espírito empreendedor. O choque de egos entre elas é inevitável.

Resultado de imagem para alma em suplicio

Mildred é uma mulher casada com um marido um tanto incapaz para garantir segurança à família. Está desempregado. Logo no começo, ele abandona a esposa e as duas filhas do casal para ir morar com a amante. Mildred fica sozinha com as filhas, a menor delas bastante gentil, a filha mais velha mostra logo ser uma pessoa muito ambiciosa. A fome de luxo de Veda (Ann Blyth) parece insaciável, e se revela desde cedo. Para sustentar a família, Mildred arruma trabalho como garçonete. Sobe no emprego e logo abre negócio próprio, impulsionada por um advogado fanfarrão que lhe faz a corte, Wally Fay (Jack Carson). A sociedade será feita entre Mildred e um playboy arruinado, Monte Beragon (Zachary Scott), que dispõe do imóvel ideal para abrigar um restaurante. Esse embate de mãe e filha conduzem o enredo de “Alma em Suplício”.

Resultado de imagem para alma em suplicio

Alma em Suplício é um belo exemplar de filme noir (A expressão francesa filme noir, pronúncia francesa: filme negro. Designa um subgênero de filme policial que teve o seu ápice nos Estados Unidos, entre os anos 1939 e 1950, mesclado com melodrama). A dureza do noir é suavizada pela glicemia melodramática, não apenas no conteúdo, mas na maneira como a música é utilizada de maneira intensa, para causar uma experiência emotiva maior conforme o propósito do gênero.

Resultado de imagem para alma em suplicio

_______________________________________________________________________________

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: