Culinária

Por Rafael Mayrink

A gastronomia é um tema muito comum nos longas ultimamente, e percebi que existem muitos filmes bons para indicar. E por isso decidir fazer uma maratona sobre o tema. Então, preparem os guardanapos e vamos saborear algumas indicações sobre filmes de culinária.

Ratatouille. (2007)

3194_ratatouille-1024x640

Essa animação da Pixar é mais uma prova que ela sabe fazer filmes divertidos, emocionantes e para toda a família. Neste longa tem Remy um rato que sonha em se torna um chef, quando encontra a sua oportunidade de ser reconhecido ao conhecer Linguini, um rapaz desajeitado que trabalha como catador de lixo de um restaurante do Gusteau’s. Neste filme temos tudo que um grande filme da Pixar sempre fez de melhor. Uma história bem construída e com personagens bem cativantes, é impossível não gostar daquele pequeno rato, e ao mesmo tempo se divertir e querer conhecer uma das mais belas cidades do mundo, Paris.

O Tempero da Vida. (2005)

Toast

Um filme grego-turco que conseguiu colocar sensibilidade e humor na quantia certa para fazer algo bem agradável e sem cair nos clichês americanos. Temos Fanis, um garoto que vive em Istambul com sua família. Seu avô, Vassilis, ensina que na vida, assim como a comida, precisa de temperos em todos os momentos. O longa é dividido em três partes, primeiro os aperitivos, segundo o prato principal e o terceiro sobremesa. Por ser uma história de amor familiar, mas com humor e um drama bastante sutil o filme é bem lento, mas que não atrapalha por conta de um roteiro e uma direção muito boa. Um filme para deliciar, e para pensar sobre as escolhas do tempero que cada um escolhemos.

Pegando Fogo. (2015)

rs_1024x759-150813080443-1024-bradley-cooper-burnt.ls.81315_copy

Neste filme temos tudo que esperamos, com bastantes clichês tinha tudo para ser mais do mesmo, tinha. Pois com ótimas atuações tornando uma boa diversão para assistir com a família e amigos. Bradley Cooper Interpreta Adam Jones, um chefe de cozinha que já teve sua fama em Paris, mas por causa de drogas e álcool ele acaba perdendo toda credibilidade. Depois de cumprir sua sentença ele decide ir para Londres e tentar um novo recomeço em restaurante de seu amigo e ex-companheiro de cozinha Tony (Daniel Brühl). Com uma história bem simples temos um filme que não quis mostrar nada novo, possui a formula pronta, mas merece uma chance de assistir, mesmo que seja no conforto de sua casa.

Toast: A História de uma Criança com Fome. (2010)

Toast

Um telefilme biográfico com ótimas atuações. Temos a história do renomado chef de cozinha Nigel Slater (Oscar Kennedy e Freddie Highmore), apaixonado pela culinária deste criança. Após a morte de sua mãe, seu pai contrata uma faxineira e cozinheira Joan Potter (Helena Bonham Carter) e logo depois a tornando sua esposa. Com o desafio de conseguir atenção do pai, Nigel usa do seu conhecimento culinário para enfrentar sua madrasta. O filme mostra como sua “inimiga” foi fundamental para conseguir crescer profissionalmente. Apesar de gostar muito dos atores adultos a atuação de Oscar Kennedy foi uma das marcantes do longa.

Julie e Julia (2009)

julia6

Este filme tem comédia, romance e drama, e tudo funciona e em em todos os momentos. Com o um elenco muito bom, o filme retrata a história de duas mulheres Julia Child (Meryl Streep) e Julie Powell (Amy Adams) que busca sentido na vida e encontram cozinhando. E como isso mudou a vida das duas. Temos ainda Stanley Tucci e Chris Messina. Divertido e emocionante um filme que consegue ser ao mesmo tempo leve e engraçado, um filme para ser visto e revisto.

Estes são apenas alguns dos filmes com assunto. Podemos ainda indicar Estômago, um filme nacional muito bem dirigido e com ótimas atuações. Chocolate, divertido e romântico o longa tem Johnny Depp no elenco. E a comedia romântica Sem reservas que mostra que cozinhar pode ser divertido e apaixonante.

—————————————————————————————————-

Rafael Mayrink
Rafael Mayrink

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: