CRÍTICA: O FUTURO PERFEITO (2017)

Por Alysson Melo

 

Nos últimos anos temos vistos diversas produções da Argentina fazendo sucesso como o ótimo “Relatos selvagens” e que incentivaram as produtoras a trazerem novas histórias e filmes mais independentes, como é o caso de “Futuro Perfeito” que é um filme dramático  e traz uma proposta diferente de trazer um filme ao falar sobre uma chinesa sem falar espanhol em uma cidade ao qual ela não conhece, o mais interessante é o longa abordar uma história simples mas ao mesmo peculiar.

A história conta a vida de Xiaobin, uma jovem chinesa de 17 anos, está perdida em um mundo novo. Após se mudar para a Argentina sem falar nenhuma palavra em espanhol, ela busca um rumo para seu futuro. Poucos dias depois de sua chegada, novos caminhos já vinham sendo traçados: ela já tinha um novo nome, Beatriz, e um emprego em um supermercado chinês. Ao se matricular em uma escola de línguas, a jovem vai aos poucos aprendendo novas palavras, ao mesmo tempo em que seu futuro é delineado.

@Zeta Filmes

A direção fica a cargo de Nele Wohlatz onde é o seu primeiro longa metragem e o diretor conseguiu conduzir a sua direção de forma segura e firme de maneira que criamos um apelo para junto com a personagem e nos identificamos com ela, Nele faz de sua primeira direção um trabalho bem autoral e atemporal e nos leva a um patamar do cinema Argentino.

No elenco temos Xiaobin Zhang, ela que faz sua estreia como atriz e consegue conduzir bem a sua personagem que se mostra um papel inocente, delicada e ao mesmo tempo que se mostra forte e determinada. A atriz que veio ao Brasil ano passado na Mostra SP divulgar esse filme, ela traz uma boa atuação dentro dos parâmetros que se pedia e mostra um protagonismo convincente e eficaz para a proposta da narrativa.

@Zeta Filmes

O roteiro trás uma história simples mas bem interessante sobre uma jovem em busca de um futuro melhor, e traça de maneira eficiente uma história de superação e luta por uma vida melhor em uma cidade grande e sem saber falar o idioma do país de origem. Toda a forma como é contada o enredo é bem simplista mas bastante correta e mostra bem o lado humano das pessoas e de como elas interagem entre si.

Um futuro perfeito é um longa que tem uma premissa muito boa que é a dura realidade de viver em meio a desafios e na arte de construir um futuro perfeito e o filme possui vários temas como: primeiro amor, desilusões, primeiro emprego, dificuldades de aprendizagem, ensinamentos sobre idioma da cidade, conflitos familiares e etc. É um filme muito bom que deve ser conhecido e que é bem curtinho tem só 1 hora e 5 minutos de filme que passam bem rápido pela dinâmica da narrativa.

_____________________________________________________________

AUTOR DO TEXTO:

ALYSSON MELO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: