CRÍTICA: ESTA É A SUA MORTE- O SHOW (2017)

Por Cadu Costa

 

“HISTÓRIA REVOLTANTE E POR ISSO MESMO TÃO IMPACTANTE E ATUAL; GRANDE FILME!”
Imagine um Big Brother, um Master Chef ou qualquer outro reality show descartável. Pense nas pessoas na plateia, em casa, escolhendo um lado para torcer. Tenha ideia do programa ser assistido por milhões e um completo sucesso de audiência. Agora, pra seu deleite, eu informo que nesse show as pessoas estão se suicidando ao vivo. Sim, os candidatos se matam ao vivo por dinheiro. Bizarro, não? Melhor…SURREAL! E se te dissesse que isso é completamente possível?
Estreia nesta quinta (21), ‘Esta é a Sua Morte – O Show’ filme do ator e diretor Giancarlo Esposito, muito conhecido por ‘Once Upon a Time‘, ‘The Get Down’, e principalmente, ‘Breaking Bad’ e seu spin off  ‘Better Call Saul’.
@DIVULGAÇÃO CINEART FILMES
O longa aborda a história de Adam Rogers (Josh Duhamel), um apresentador de TV conhecido por programas de reality. Após um mortal incidente em seu show anterior, ele resolve apresentar um  novo programa onde as pessoas são pagas para se matarem ao vivo. A ideia divide opiniões com uns optando pelos protestos, outros apoiando fortemente e levando o programa a um elevado sucesso.
É justamente neste conflito onde reside a sacada do filme: estamos nos deixando levando levar pela cultura do espetáculo longe demais? O que é necessário? O que é bizarro demais para sequer existir como entretenimento? Questionamentos fortes mas verdadeiros, importantes e altamente necessários.
O roteiro, escrito a duas mãos por Noah Pink e Kenny Yakkel, tem fortes influências na série de filmes ‘Um Dia de Crime‘. Além disso, tem na direção e interpretação de Giancarlo Esposito dois grandes méritos a se pontuar.
@DIVULGAÇÃO CINEART FILMES
O primeiro é o personagem de Esposito. Ele interpreta Mason Washington, o faxineiro da rede de TV onde o show é gravado. Tem dois filhos, um deles, deficiente, mais um emprego para conseguir sustentar a casa e uma formação profissional pobre e menos especializada. Com isso, Mason recebe baixos salários e se afunda em dívidas com bancos. Sem saídas, o programa surge como uma possibilidade. Ah, e sua interpretação final? O que foi aquilo? Emocionante!!!
Em segundo, vem a sua direção. Precisa e com ótimas construções de personagens. Além do seu Mason, temos o Adam Rogers de Josh Duhamel. A estrada do protagonista é muito parecida com o… SPOILER ALERT…Walter White de ‘Breaking Bad’. Em como alguém traumatizado se transforma no seu trauma. Talvez Esposito ter sido parte da série por tanto tempo tenha uma influência nisso também.
Destaque também para Sarah Wayne Callies (‘The Walking Dead‘) como a irmã do protagonista. A redenção dela é espetacular.
Por fim,  ‘Esta é a Sua Morte – O Show’ traz consigo uma poderosa crítica ao público de hoje, à sociedade em geral. De como nos tornamos apaixonados por assistir à degradação de outros na televisão. De como argumentos selvagens, lutas sangrentas ou escândalos publicitários vieram a ser as principais fontes de entretenimento no mundo. Revoltante, mas ao mesmo tempo muito real. E isto sim, é aterrorizante.
———————————————————————————————————————
FICHA TÉCNICA:
ESTA É A SUA MORTE – O SHOW (This Is Your Death – The Show)
DIREÇÃO: Giancarlo Esposito
PRODUÇÃO: EUA, 2017, 14 anos
ELENCO: Josh Duhamel, Famke Janssen, Sarah Wayne Callies, Giancarlo Esposito, Caitlin Fitzgerald
DURAÇÃO: 104 min
GÊNERO: Drama
DISTRIBUIÇÃO: Cineart Filmes
ESTRÉIA: 21/09/2017
———————————————————————————————————————
AUTOR:
CADU COSTA
Lapa – 21 97945-0704

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: