Comentando a Filmografia .:: Alejandro G. Iñarritu

Por Cleber Eldridge.

Eu sou da fatia de pessoas que, acham Birdman infinitamente melhor que Boyhood, sou da fatia que ficou muito feliz por Iñarritu ter abocanhado aquele Oscar, sou da fatia que acha Iñarritu um diretor de mão pesada, personalidade forte e sempre atinge seu objetivo … seus filmes são longos e donos de uma direção muito pessoal.

025Iñarritu e Guillermo Arriaga iniciaram uma parceria no inicio do século, o resultado foi uma trilogia muito forte, e sua primeira de muitas posteriores nos prêmios da Academia – o primeiro da trilogia se chama Amores Brutos (2000) tudo se passa na Cidade do México, três diferentes histórias se interligam através de uma tragédia, um acidente de carro que acaba modificando a vida de várias pessoas – tudo isso é só uma parte da história, que vai muito acima disso – o filme fez sucesso em Cannes, conseguiu um indicação a melhor filme estrangeiro, e particularmente acho um dos melhores filmes do ano.

A segunda parte da trilogia 21 Gramas (2003) seguiu o mesmo padrão do antecessor ao contar a história de três pessoas completamente normais que se cruzam em um insólito destino. Paul Rivers, é um homem à espera de um coração, Christina Peck é uma recente viúva e Jack Jordan é um ex-presidiário, agora religioso, que caminha com o peso do passado em suas costas, o diretor fez tanto sucesso com a primeira parte, que logo no inicio já conseguiu financiamento para filmar nos Estados Unidos, mais uma vez fez sucesso com a crítica e conseguiu chamar atenção da Academia, rendeu duas indicações para o filme.

O encerramento viria com Babel (2006) a melhor parte da trilogia, e até o então momento, onde Iñarritu havia chegado mais longe, ele reuniu um elenco então estelar e conseguiu agradar público e crítica – foi o melhor diretor de Cannes, ganhou o prêmio de melhor filme no Globo de Ouro e arrancou sua primeira indicação a melhor diretor no Oscar e mais seis, incluindo melhor filme, o filme conta a história de uma porção de pessoas, um ônibus repleto de turistas atravessa uma região montanhosa do Marrocos, entre os viajantes estão Richard e Susan, um casal de americanos. Ali perto, os meninos Ahmed e Youssef manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus, ferindo Susan. A partir daí, o filme mostra como esse fato afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo.

O diretor voltaria ao México para filmar Biutiful (2010) na qual eu, particularmente acho seu filme mais fraco – é um filme de uma carga extremamente pesada – ele chamou atenção em Cannes, mais uma vez, e Javier Bardem ficou com o prêmio de melhor ator, meses depois ele conseguiria mais uma indicação ao Oscar, também de melhor ator, e o filme a melhor estrangeiro, não por menos – o filme recebeu uma campanha muito forte por parte de Julia Roberts – Uxbal coordena vários negócios ilícitos em Barcelona. Além disto, ele possui um dom de falar com os mortos e usa esta habilidade para extorquir as pessoas. Uxbal precisa conciliar sua agitada vida com o papel de pai de dois filhos, já que a mãe deles, Marambra, é instável. Até que, após sentrir fortes dores por semanas, ele resolve ir ao hospital. Lá descobre que está com câncer e que tem poucos meses de vida.

019O auge do diretor foi com Birdman (2014) sua obra-prima, um filme cheio de personalidade, com um dos melhores elencos dos últimos anos, no passado, Riggan Thomson fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner, Lesley e Laura, Riggan precisa lidar com seu agente Brandon e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente, é maravilhoso e eu só lamento, quem prefere Boyhood do que esse.

O diretor enquanto lançava Birdman, ele finalizava as filmagens de O Regresso (2015) filme que só chega por aqui em 2016 e conta com Leo DiCaprio e Tom Hardy no elenco, o filme vai narrar a história de Hugh Glass, um caçador de peles do século XIX que é atacado por um urso durante uma expedição. Ferido, dois homens do grupo decidem ficar para ajudá-lo, mas quando indígenas se aproximam, ambos o abandonam.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: