CineMusic: Twist and Shout (Curtindo a Vida Adoidado)

Por Alysson Melo

 

A Música Twist And Shout fez um sucesso estrondoso com os Beatles, é um clássico mundial, mas não foi escrita por Lennon & McCartney ou por qualquer membro do grupo.

A música foi originalmente escrita por Phil Medley and Bert Russell, dois precursores do rock e soul nos anos 60. Foi originalmente gravada pela Top Notes, em 1961:

Logo em seguida, os “The Isley Brothers” gravaram a música também e lançaram o single:

O Beatles decidiram incluir o som no “Please Please Me”, de 1963, e fizeram a música se tornar um sucesso a nivel mundial do rock and roll.

Os Beatles, em 10 horas, gravaram 10 das 14 músicas do Please Please Me (outras 4 saíram através do lançamento de singles). Twist And Shout foi a última canção a ser gravada.

John Lennon estava resfriado durante a gravação, tomando leite e chupando pastilhas para a garganta. E após todas as gravações, sua voz estava totalmente desgastada”.  Dessa forma, eles fizeram apenas 2 takes de gravação para a música e… o primeiro foi o oficialmente usado no disco, e por isso, temos um efeito único: com a rouquidão de Lennon, a música ganhou uma característica única! Palavras do George Martin: “I did try a second take … but John’s voice had gone” – o segundo take entao não foi utilizado.

O diretor John Hughes em fase de montagem da Trilha Sonora do Filme “Curtindo a Vida Adoidado” (Ferris Bueller’s Day Off), longa com o ator Matthew Broderick como protagonista decidiu incluir o cover dos Beattles “Twist and Shout”.  O uso da canção no ano de 1986 fez com que ela entrasse na lista da Billboard Hot 100, atingindo o pico de número 23.

 

Versão Oficial do Filme:

1 thought on “CineMusic: Twist and Shout (Curtindo a Vida Adoidado)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: