CINEMUSIC: I WILL ALWAYS LOVE YOU (O GUARDA-COSTAS)

Por Alysson Melo

Essa semana estou retomando a Coluna ‘Cinemusic’ falaremos de uma música muito conhecida e famosa no mundo todo, que se chama “I will always love you”, cantada pela saudosa Whitney Houston, a música que estourou na época e é lembrada até hoje se tornou um clássico no mundo da musica não só pela letra, mas pela voz icónica de Whitney. Apesar de ser cantada por ela essa canção não é de sua autoria, quem escreveu a canção foi a cantora e compositora Dolly Parton para a trilha sonora do filme, entretanto essa canção não teria sido a primeira opção para ser parte do filme, no final ela acabou sendo escolhida.

 The Bodyguard (no original) é um filme norte-americano de 1992, estrelado por Kevin Costner e Whitney Houston. Foi dirigido por Mick Jackson, com roteiro de Lawrence Kasdan. e nesse ano de 2017 o filme estará completando 25 anos de lançamento nos cinemas. Whitney já era famosa quando aceitou protagonizar ao lado de Kevin Costner o seu primeiro longa-metragem, mas o fato de ela ter o feito, fez com que se tornasse sucesso no mundo e tudo isso graças ao seu talento como cantora e ao Costner com quem fez par romântico, isso mesmo – o que nem todo mundo sabe, mas foi ideia dele ter a cantora contracenando com ele no filme.

Sinopse: Rachel Marron, uma cantora pop com recorde de vendas, tem um perseguidor, que por causa de sua obsessão, acaba lhe fazendo ameaças perturbadoras. Atendendo ao pedido de seu empresário, Rachel contrata Frank Farmer, um ex-agente do serviço secreto, como seu guarda-costas. Inicialmente tratado com desdém por seus processos de segurança, Farmer logo se torna parte integrante do círculo íntimo de Rachel.

A trilha sonora lançada em 1992 simultâneo ao filme trazia doze músicas, tendo como artistas como Kenny G & Aaron Neville, Lisa Stansfiled, The Soulsystem, Curtis Stigers, Alan Silvestri e Joe Cocker & Sass Jordan. a protagonista Whitney emprestou sua voz em seis canções: ‘I Will Always Love You’,  ‘I Have Nothing’, ‘I’m Every Woman’, ‘Run To You’, ‘Queen Of The Night’ e ‘Jesus Loves Me’.
A primeira música a ser lançada como single foi “I Will Always Love You“, que ficou 14 semanas seguidas em #1 no Hot 100 tornando-se a música que, até então, havia ficado mais tempo nessa posição. O single vendeu cerca de dez milhões de cópias no mundo todo. Também foram lançados como single “I’m Every Woman” – uma regravação de um hit de 1978, originalmente cantado por Chaka Khan -, “I Have Nothing“, “Run To You” e “Queen Of The Night” (somente na Europa). Whitney retorna à sua origem gospel e regrava “Jesus Loves Me”, um hino cristão norte-americano.A trilha sonora do filme permaneceu 20 semanas em #1 no Hot 200 da Billboard, vendendo impressionantes 44 milhões de cópias em todo o mundo, com 17,5 milhões só nos Estados Unidos, e tornando-se a trilha-sonora mais vendida da história e o 4º álbum mais vendido de todos os tempos. “The Bodyguard” é o álbum mais vendido da década de 1990. A trilha do filme está entre as dez mais vendidas de todos os tempos a música I Will Always Love You foi a mais vendida de 1992 e a 6º mais vendida de todos os tempos.

 01. I Will Always Love You - Whitney Houston
 02. I Have Nothing - Whitney Houston
 03. I'm Every Woman - Whitney Houston
 04. Run To You - Whitney Houston
 05. Queen Of The Night - Whitney Houston
 06. Jesus Loves Me - Whitney Houston
 07. Even If My Heart Would Break - Kenny G & Aaron Neville
 08. Someday (I'm Coming Back) - Lisa Stansfield
 09. It's Gonna Be A Lovely Day - The S.O.U.L S.Y.S.T.E.M.
 10. Peace, Love And Understanding (What's So Funny 'Bout) - Curtis Stigers
 11. Theme From The Bodyguard - Alan Silvestri
 12. Trust In Me - Joe Cocker & Sass Jordan

 

Algumas Curiosidades:

– O roteiro de O Guarda-Costas foi inicialmente proposto para se tornar um filme na década de 70, quando seria estrelado por Diana Ross e Steve McQueen.
– A música I will always love you é um cover, sua versão original foi lançada nos anos 70 e se tratava de uma versão country cantada pela cantora Dolly Parton.
– O orçamento de O Guarda-Costas foi de US$ 16,6 milhões, sendo que o filme arrecadou mais de US$ 400 milhões nas bilheterias ao redor do mundo.
– Vários cantores já cantaram a canção como uma forma de homenagear Whitney – a lista é bem longa, mas os mais famosos são: Ariana Grande, Beyoncé, Christina Aguilera, Jennifer Hudson, Jessie J, Lady Gaga, Ed Sheeran, Laura Fabian entre outros.

Análise da Música no Filme:

Eu Sempre Vou Amar Você

Se eu ficasse,
Eu ficaria em seu caminho.

( Culpa e fardo da Rachel por ser uma pessoa muito famosa e que só lhe traria problemas)
Então eu vou embora, mas eu sei
Que vou pensar em você em cada passo pelo caminho.
(É uma difícil despedida mas isso não é um adeus definitivo porque estarei sempre pensando em você)
E eu vou sempre amar você
Eu vou sempre amar você
Você, meu querido, você Hmm.
(amor sem limites)
Memórias amargas
São tudo que estou levando comigo.
(Rachel viveu tantos momentos ruins é de se envergonhar que carregará consigo esse passado obscuro)
Então adeus, por favor não chore
Nós dois sabemos que eu não sou o que você precisa

(Rachel: Eu te amo e você sabe disso, mas não podemos ficar juntos – não fique triste, você encontrará alguém melhor do que eu)

E eu vou sempre amar você
Eu vou sempre amar você

(não duvide nunca disso)

Eu espero que a vida te trate bem
E eu espero que você tenha tido que sonhou

(Desejo toda sorte do mundo e que você seja feliz )
E eu desejo a você alegria e felicidade
Mas acima de tudo isso, eu desejo a você amor

(Os melhores sentimentos de amor, alegria e felicidade que cheguem em sua vida)

E eu vou sempre amar você
Eu vou sempre amar você
Eu vou sempre amar você
Eu vou sempre amar você
Eu vou sempre amar você
Eu, eu vou sempre amar você
(Posso repetir mil vezes mas esse sentimento não mudará)

Você querido, eu amo você
Ooh, eu vou sempre, eu vou sempre amar você.
(não duvide que eu te amo, onde eu estiver eu sempre irei te amar)

7 thoughts on “CINEMUSIC: I WILL ALWAYS LOVE YOU (O GUARDA-COSTAS)

  1. Adorei a análise. A trilha sonora do filme é realmente fantástica, sem dúvidas um belo trabalho da produção e dos colaboradores.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: