BILHETERIAS 2016

Por João Paulo Rodrigues da Silva

Com o fracasso de Ben Hur nos cinemas, marca o final dos blockbusters do verão americano. Em 2016, muitos consideram que foi o pior ano para a indústria americana e que o público caiu drasticamente e que talvez isso vá prosseguir já que os meses de setembro e outubro não são cheios de filmes “grandes”. Mas ao mesmo tempo, a tabela que aparece é de uma das mais inquietantes para fazer uma grande reflexão.

Ao começar pelo mais assombroso de todos: a supremacia extrema da Disney nas bilheterias. A empresa de Mickey Mouse conseguiu os assombrosos 4 bilhões de dólares com seus 4 projetos: Capitão America Civil War, Zootopia, Mogli e Procurando Dory. E ainda para aumentar o assombro, conseguiu emplacar esses tópicos: Uma sequencia, um remake, uma adaptação de quadrinhos e principalmente um filme com uma ideia “original”.

534204

Outro ponto também é que as adaptações de quadrinhos (ou mais dizendo, Super-heróis) vão continuar a reinar as bilheterias. Mesmo com alguns dizendo que existe uma triste saturação de heróis no cinema (sempre aparece quando um projeto recebe várias criticas negativas), os números não enganam, continua sendo ainda projetos rentáveis e que vai demorar e muito para que esse tipo de projeto saia do foco.

Os dois únicos filmes que detém ideias originais que aparecem no top 10 são Zootopia e Pets – A Vida Secreta dos Bichos. Mesmo com alguns achando que esses filmes passam longe de deterem conceitos originais, apenas de contar uma história diferenciada atrelada a personagens “fofinhos” deu uma tremenda ajuda para as bilheterias. Fora isso, uma interessante coincidência: nas duas animações detém o trabalho de voz da comediante Jenny Slate.

E o único tópico que vale a pena comentar e que talvez vai deixar uma pulga atrás da orelha é essa: Em 9ª lugar se encontra A Sereia de Stephen Chow. O filme é uma adaptação livre do clássico da Pequena Sereia. O filme no Estados Unidos apenas arrecadou 3 milhões de doláres e em muitos mercados foram para home vídeo. Entretanto, na China o filme arrecadou mais de 550 milhões de dólares. Sendo assim o filme com maior arrecadação do país.

maxresdefault

O filme do diretor de Kung Fusão e Kung Fu Futebol Clube conseguiu alguns feitos bem surpreendentes. O primeiro foi de ser o único filme da Sony dentro do top 10. Os outros que mais arrecadaram foram Angry Birds e As Caças Fantasmas. Entretanto, somando esses dois filmes foi a arrecadação de A Sereia. Além disso, mostra quanto o cinema local está crescendo diante ao cinema estrangeiro (os filmes hollywoodianos) e principalmente valorizando produtos regionais. Desde Relatos Selvagens, Tropa de Elite 2, Ocho Apellidos Vascos e principalmente a movida bollywoodiana.

Até novembro, essa lista ficará inalterada. Entretanto, é a prova que o cinema está chegando a casa dos bilhões, que quadrinhos estão dando frescor ao pipocão e que a magia da fabrica de sonhos continua a brilhar no céu. Mas ao mesmo tempo, se busca histórias originais ou até mesmo um novo olhar para um estilo clássico. Mas a velha guarda vai continuar a dizer que bilheteria não diz qualidade e por ai vai. Podem estar certo … mas até nisso, esse ano está demostrando ao contrário. Por isso que quando uma pessoa reclamar de bilheteria ou que esse foi uma péssima temporada … Pergunte isso: para quem?

capitao-america-guerra-civil-x12y190917

Lista dos filmes:

1 – Capitão America: Guerra Civil

2 – Zootopia

3 – Mogli, O Menino Lobo

4 – Procurando Dory

5 – Batman vs Superman: A Origem da Justica

6 – Deadpool

7 – Pets, A Vida Secreta dos Bichos

8 – Esquadrão Suicida

9 – A Sereia

10 – X-Men Apocalipse.


11221708_10204665636190567_7099419575080764269_n-300x300

João Paulo Rodrigues da Silva

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: