Barry Lyndon (1975)

z1

Eu amo filmes de época, minha indicação do domingo é “Barry Lyndon”(1975) dirigido pelo genial Stanley Kubrick, com roteiro baseado em romance de William Makepeace Thackeray. Primeiro filme de Kubrick após o lançamento de Laranja Mecânica (1971). O filme é basicamente um conto sobre a ascensão e o declínio social do personagem-título.

z7

z6

z5

Um irlandês se tornar parte da nobreza da Inglaterra no XVIII. Barry Lyndon (Ryan O´Neal) Sua escalada para a riqueza e privilégios como foco desta suntuosa versão. O filme é arrebatador, levemente satírico. Vencedora de 4 Osca. Melhor Fotografia para John Alcott, melhor direção de arte para Ken Adam, Roy Walker e Vermon Dixon, melhor trilha sonora original ou adaptada para Leonard Rosenman. Ganhou também o de melhor figurino, que inclusive, é composto por roupas realmente confeccionadas no século XVIII para Ulla-Britt Söderlund e Milena Canonero.

z10

z8

z3

Kubrick buscou inspiração nos pintores da época. Figurino e cenários foram produzidos levando-se em conta sua época, bem como as pioneiras lentes que fotografam os cenários internos, totalmente com luz natural. Barry Lyndon é uma produção pioneira que trouxe para o cinema todo um período histórico em cores vivas como nenhum outro filme jamais fez. Achei um filme adorável, fotografia magnifica. Espero que vocês gostem. 10/10

z2z4z9 _____________________________________________________________________

z33

Igor Quadros

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: