A Realidade dos Contos de Fada

Por Paulo Ricardo

 

A atual e nem tão recente crise criativa no cenário cinematográfica, além de não ser mais novidade para ninguém ao que parece resolveu se dedicar com maior intensidade a uma nova tendência: a releitura de clássicos animados no formato live-action (versões/adaptações com atores reais de animações, quadrinhos ou variáveis). Os tantos remakes que vem surgindo remetem em sua maioria às produções dos estúdios Disney mais pela facilidade de contos de fada estarem em domínio público talvez, mas nem todas as novas versões são deles mesmos.

Muitos talvez acreditem que uma das primeiras readaptações bem sucedidas seja ‘Alice no País das Maravilhas’ (talvez nem tão bem sucedida quanto o esperado) de 2010, um investimento da própria Walt Disney Pictures contando com direção de Tim Burton e atuação de Depp como grande atrações. Vale lembrar de os ‘101 Dálmatas’ o filme de 1961 qual deu origem ao longa de 1996 que com certeza fez parte da infância de muita gente. No caso de ‘Alice’ mesmo se tratando de uma adaptação livre, a caracterização em si tem mais embasamento na versão criada pelo próprio estúdio do que na do livro de fato, também sendo o caso da versão de “Peter Pan” da Columbia Pictures em 2004, onde se inspira mais na linha do que foi desenvolvido na animação do que no roteiro literário.

Além desses nos últimos anos novas versão e remakes vem inundando as salas de
cinema à exemplos de:

“Espelho, Espelho Meu” qual tenta se aproximar mais da proposta infantil atingida pela animação antecedente do que a versão livre de “Branca de Neve e o Caçador”. “Malévola” com uma perspectiva diferente mantendo a essência da consagrada concepção de Walt Disney, assim como a mais recente produção de “Cinderela”, nesse caso plenamente fiel a sua inspiração.

Não pense que por falta de mais exemplos essa modalidade deixa de ser tão intensa, aguarde as promessas dos futuros projetos de “Pinóquio”, “A Bela e a Fera” (com Emma Watson e ao que tudo indica se trata de um musical), “Mulan”, “Dumbo” (especula-se por Tim Burton) e provavelmente “A Pequena Sereia”.
E se for para render ao inevitável, aguardo ansiosamente pelas novas versões de “Aladdin “e “Tarzan”. E você qual história gostaria que fosse recriada?

———————————————————————————————————————–

PAULO RICARDO
PAULO RICARDO

Um comentário em “A Realidade dos Contos de Fada

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: