‘A PRIMEIRA NOITE DE CRIME(2018)’ – VEJA AONDE TUDO COMEÇOU.

Por: Vinicius Montano

Iniciada em 2013 a franquia ‘Uma Noite de Crime’ mostrou se uma premissa interessante explorando o mundo distópico futurista criado nos Estados Unidos para eliminar a violência, as classes pobres, o governo cria esse experimento, dá dinheiro para as pessoas e tal. A franquia teve 3 filmes, e agora tem uma prequel que está chegando agora em cartaz nos cinemas em ‘A Primeira Noite de Crime’, filme que se passa antes do primeiro ‘Uma Noite de Crime. A direção fica a cargo de Gerard McMurray com roteiro de James DeMônaco(diretor dos três primeiros filmes)

A história dessa prequel se passa em 2018, para diminuir o índice de criminalidade pelo resto do ano, os Novos Pais Fundadores da América testam uma teoria sociológica que permite agressões por uma noite numa comunidade isolada. Mas quando a violência dos opressores se encontra com a fúria dos marginalizados, o contágio explodirá os limites do teste e se espalhará por toda a nação.

@Divulgação: Universal Pictures Brasil

O filme tem o ambiente concentrado em State Island, um bairro da periferia, cujo filme derivado da franquia já está confirmado em 2019 pela produtora Blumhouse como ‘Era Uma Vez em State Island, bairro que se concentra em muitas gangues. Nesse novo filme é focado com questão racial, com aqueles negocios de kKKKKKk, um clã que na década passada queimava negros com uma tocha, cujo a produtora Blumhouse vai lançar nos cinemas em novembro desse ano com ‘Infiltrado na Klan’ de Spike Lee. A trama é bem simplinha, o roteiro longe de ser uma desgraça, bem ok sem criar muitos nuances, a fotografia cheia de rabiscos coloridos e luzes, parecendo um vídeo clip o que mostra a trilha sonora, parece aquelas músicas de cantores negros como Kendrick Lamar, Drake entre outros.

As atuações são descartáveis. Y’Lan Noel(série da HBO ‘Insecure), como Dimitri, líder da gangue da região, se posa muito de anti-herói, o que tem diálogos bastantes clichês com filmes de ação, e não impressiona. Sua ex-namorada Nya, , é contra as idéias dele, vivida por Lex Scott Davis do inédito aqui no Brasil ‘Superfly’, numa atuação bem esquecível. Já o desconhecido Joivan Wade como o irmão de Nya tem um papel de personagem duplo com algumas surpresas que não vou soltar spoiler, sem grandes detalhes. E Marisa Tomei, atualmente como a Tia May na franquia do ‘Homem-Aranha’ no Universo Cinematográfico Marvel, faz uma doutora que se chama May, numa atuação que tá lá pra que, sem nenhuma lógica.

@Divulgação: Universal Pictures Brasil

‘A Primeira Noite de Crime’, é uma prequel até que interessante pra passar o seu tempo, embora não seja aquilo que quem é fã da franquia espera. É o mais fraco da franquia no sentido acima da média, já que os 3 filmes tem um gore mais intenso e insano. Mas vale a conferida pra quem quiser saber como começou a noite de crime.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: