A Hora da Estrela | Ethan Hawke

Ethan Green Hawke, nasceu em Austin, Texas, 6 de novembro de 1970, é um ator norte-americano, escritor e cineasta.
Ethan já foi indicado ao Oscar 4 vezes, duas como Melhor Ator Coadjuvante pelos filmes “Before Midnight” e “Training Day”, e Melhor Roteiro Adaptado pelo filme Before Sunset (Antes do Pôr do Sol), filmes que lhe renderam fama mundial e aclamação e sucesso com a critica. Em 2015 concorreu como melhor ator coadjuvante por “Boyhood”.
Ethan Hawke consegue seu primeiro papel no cinema aos 14 anos de idade, em “Explorers” (1985). A produção é um fracasso de público, e o jovem ator pensa em abandonar a carreira. Mas em 1989 ele decide tentar uma última vez, e consegue dois papéis, tanto na comédia “Dad” quanto em “Sociedade dos Poetas Mortos”, drama com Robin Williams. Este último é um grande sucesso, sendo indicado a diversos Oscars, e lançando a carreira do ator.
Seu primeiro papel como protagonista é em “Caninos Brancos” (1991), em “Bites” (1994) é outro drama aclamado, preparando o terreno para o sucesso de “Antes do Amanhecer” (1995).  No decorrer de sua carreira ele participa de muitos filmes de sucesso como “Gattaca – Experiência Genética” (1997), “Grandes Esperanças” (1998) e “Waking Life”(2001).
Sua carreira tem nova mudança com o drama “Dia de Treinamento” (2001), no qual interpreta um jovem policial que descobre a corrupção do sistema legal americano. Ethan Hawke é indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante por este papel, e seu parceiro em cena, Denzel Washington, vence o prêmio de melhor ator. Após este sucesso, o ator prefere experimentar atividades  paralelas, dirigindo seu primeiro filme,Chelsea Walls” (2002), e escrevendo um segundo romance. Mais uma vez, a crítica não aprecia muito o seu trabalho.
Hawke volta assim às produções como ator, dividindo a cena com Angelina Jolie em “Roubando Vidas” (2004) e depois atuando e co-roteirizando “Antes do Pôr-do-Sol”, continuação de Antes do Amanhecer”, pelo qual é indicado ao Oscar de melhor roteirista. Em seguida ele prioriza as pequenas produções, como “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto” (2007), “What Doesn’t Kill You” (2008) e “La femme du Vème” (2011). Ele faz uma rara aparição em grandes produções com “O Vingador do Futuro” (2012), no qual tem um pequeno papel.
No Oscar 2015, Ethan Hawke afirma que Boyhood – Da Infância à Juventude mudou a vida dele. O filme de Richard Stuart concorreu ao prêmio em quatro categorias, incluindo a de Melhor Filme.
Ethan Hawke, que concorre ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, afirmou em entrevista ao canalE! que o processo de gravação do longa Boyhood – Da Infância à Juventude foi uma experiência transformadora. “Muita aconteceu nestes 12 anos. A maneira como o filme foi rodado é extremamente valiosa.”
______________________________________________________________________
z33
Igor Quadros

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: