‘A CIDADE ONDE ENVELHEÇO’ ESTREIA DIA 9 DE FEVEREIRO


Com estreia marcada para o dia 9 de fevereiro no circuito comercial, o longa “A Cidade Onde Envelheço” já tem trailer oficial. Dirigido por Marília Rocha, o filme traz como mote a relação de duas amigas portuguesas, que migram para o Brasil em momentos diferentes, a intimidade entre elas e suas visões sobre as peculiaridades do país.
A diretora se inspirou na história da atriz Francisca Manuel, uma das protagonistas do filme, para desenhar o roteiro do longa. Para ela, o paradoxo vivido pela atriz entre a saudade de casa e, ao mesmo tempo, o desconforto de voltar à terra natal, foi a principal fonte de inspiração. Passado em Belo Horizonte, a produção aborda de maneira natural e espontânea as barreiras e estranhamentos culturais entre Brasil e Portugal do ponto de vista de duas imigrantes de personalidades bem diferentes. Enquanto Francisca (Francisca Manuel), que já vive no Brasil há um ano, tem um olhar um pouco mais crítico sobre o comportamento dos brasileiros, Teresa, recém-chegada à capital mineira e com fome de novas descobertas, tem uma visão mais leve sobre os hábitos locais. O contexto do filme é envolvido pelo próprio dilema da dupla: se é possível se sentir em casa onde quer que se esteja. Tudo isso embalado por uma trilha sonora que inclui Jonnata Doll & Os Garotos Solventes e Jards Macalé.
Aclamado pela crítica e pelo público no Festival de Brasília de 2016, o longa conquistou os troféus de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Francisca Manuel e Elizabete Francisca) e Melhor Ator Coadjuvante (Wederson Neguinho). O filme também foi o grande vencedor no XX Festival de Santa Maria da Feira e ganhou o prêmio do Júri no Doclisboa, o prêmio de Melhor Longa pelo Júri Jovem do Panorama Internacional Coisa de Cinema e Melhor Filme do Festival de Biarritz de Cinema Latino-americano. Em sua carreira, circulou pelos principais festivais de cinema mundo afora: Rotterdam, San Sebástian, Janela Internacional de Cinema e Chicago, entre outros.

Sinopse

Francisca, uma jovem emigrante portuguesa morando no Brasil, recebe em sua casa Teresa, uma antiga conhecida com quem já havia perdido contato. Teresa acaba de chegar e vive momentos de descoberta e encantamento com o novo país, enquanto Francisca anseia por Lisboa. O filme acompanha as aventuras de cada uma pela cidade e a profunda ligação que nasce entre elas, obrigando-as a lidar com desejos simultâneos e opostos: a vontade de partir para um país desconhecido e a saudade irremediável de casa.

2 comentários em “‘A CIDADE ONDE ENVELHEÇO’ ESTREIA DIA 9 DE FEVEREIRO

  • 25/01/2017 em 01:04
    Permalink

    A conta do Facebook para realizar o comentário? nao ficou claro que vc voce deseja Felipe Bastos Correa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: