5 FILMES SOBRE JOGOS OLÍMPICOS

Por: Gabriel The Barça

 

Para entrar no clima dos Jogos Olímpicos, vamos listar 5 grandes filmes que entram na temática olímpica.

Todos os filmes listados seguem uma sinopse curta, porém sem spoiler.

 

5 – Carruagens de Fogo

Direção: Hugh Hudson

Ano: 1981

Gênero: Drama


Para começarmos esta lista, vamos começar com um clássico dos anos 80.
O filme em questão se passa nos jogos olímpicos de 1924, em Paris. Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) pretendem disputá-la, mas seguem caminhos bem diferentes. Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus. Já Abrahams é filho de um judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge. Liddell corre usando seu talento natural, enquanto que Abrahams resolve contratar um treinador. Ambos seguem as eliminatórias sem problemas, até que uma das classificatórias de Liddell é marcada para domingo. Ele se recusa a competir, por ser este um dia santo. Percebendo a situação, um nobre oferece a Liddell sua vaga na disputa dos 400 metros. Ele aceita e vence a corrida, assim como Abrahams. A partir de então, os dois integram a equipe do Reino Unido para as Olimpíadas.

 

Carruagens De Ferro


4 – Berlin 36

Direção: Kaspar Heidelbach

Ano: 209

Gênero: Drama


Outro grande filme, com este tema é belíssimo Berlin 36.

O filme conta a história da atleta alemã de salto em altura Gretel Bergmann.

Por ocasião dos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos passou a exigir que os atletas judeus da Alemanha não fossem excluídos do evento. Convencida pelo pai, Gretel regressa à Alemanha e é incluída na equipe olímpica alemã.

Entretanto, Hans von Tschammer und Osten, a autoridade dos esportes da Alemanha, procura de várias maneiras impedir a participação de qualquer atleta judeu na olimpíada, especialmente de Gretel, que é favorita a medalha de ouro no salto. Providencia a inclusão de Marie Ketteler, outra concorrente as vagas para a olimpíada, substitui o treinador Hans Waldmann, que mantinha atitude imparcial com os atletas, por Sigrid Kulmbach, que discrimina Gretel e privilegia suas concorrentes Marie, Thea e Lilly.

Mesmo com essas atitudes, Gretel se mostra muito a frente das outras. Marie Ketteler se comporta estranhamente nos vestiários quando não se mostra nua na frente das outras. Um determinado dia, Gretel acidentalmente entre no banheiro reservado do vestiário e ali encontra Marie e percebe ser ela um homem. Permanece a amizade mesmo quando, a pretexto de falta de desempenho, Gretel é excluída da equipe olímpica.

 

Berlin36?Berlin36 ReichssportfŸhrer Hans von Tschammer und Osten (Thomas Thieme) und Karl Ritter von Halt (Johann von BŸlow) begrŸ§en die Sportler im OlympiastŸtzpunkt Berlin36 ReichssportfŸhrer Hans von Tschammer und Osten (Thomas Thieme)  und Karl Ritter von Halt  (Johann von BŸlow) begrŸ§en die Sportler im OlympiastŸtzpunkt. Trainer Waldmann .Lilly Vogt (Julie Engelbrecht),Marie Ketteler (Sebastian Urzendowsky), Gretel Bergmann (Karoline Herfurth)


3 – Poder Além da Vida

Direção: Victor Salva

Ano: 2006

Gênero: Drama


Grande e com grandes críticas, este filme tem uma pela filosofia.

Dan Millman é um talentoso ginasta com sonhos Olímpicos. Ele tem tudo: troféus, amigos, motos velozes, belas garotas e festas “animais”. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando conhece Sócrates (Nick Nolte), um homem estranho e misterioso capaz de entrar em contato com novos mundos de força e compreensão.

Após um grave acidente, Sócrates e a jovem Joy (Amy Smart) ajudam Dan a descobrir que ainda há muito a aprender, e muito mais para deixar para trás, antes de se tornar um “Guerreiro da Paz” e encontrar seu destino. Uma comovente história sobre o poder do espírito humano.

Poder Além da Vida


2 – Munique

Direção: Steven Spielberg

Ano: 2006

Gênero: Drama


Um dos melhores filmes de 2006, indicado a cinco Oscars, e com uma direção impecável.

Mostra que em setembro de 1972, em meio às Olimpíadas de Munique, um ataque terrorista sem precedentes foi transmitido ao vivo para 900 milhões de pessoas. Um grupo palestino denominado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica, matou 2 integrantes da equipe olímpica israelense e manteve outros 9 como reféns. 21 horas depois o ataque chegou ao fim, com todos sendo mortos. Pouco depois Avner (Eric Bana), um jovem israelense revoltado com o ocorrido, recebe de um oficial do Mossad uma ordem sem precedentes: abandonar sua esposa grávida e sua identidade para caçar e matar os 11 homens apontados pela inteligência de Israel como tendo planejado o atentado. Avner aceita a ordem e passa a liderar uma equipe de apenas 4 integrantes, extremamente talentosos. Eles passam então a viajar pelo mundo em total sigilo, na pista de cada um dos nomes de uma lista muito bem guardada.

Munique


1 – Foxcatcher

Direção: Bennett Miller

Ano: 2015

Gênero: Drama


O bem atuado, e bem dirigido e um dos melhores filmes do ano passado.

Quando o campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz, é convidado pelo herdeiro milionário, John du Pont, para se mudar para a mansão du Pont e ajudar a formar uma equipe para se preparar em seu centro de treinamento de ponta para os Jogos Olímpicos de 1988 em Seul, Schultz aceita a proposta, na esperança de conseguir treinar e finalmente sair da sombra do irmão que ele idolatra, Dave (Mark Ruffalo). Movido por necessidades escusas, du Pont vê seu apoio à campanha de Schultz pelo ouro olímpico e a chance de “treinar” uma equipe de luta greco-romana de primeira como uma oportunidade de ganhar o respeito fugaz de seus pares e, ainda mais importante, da mãe que o rejeita (Vanessa Redgrave). Lisonjeado com a atenção e fascinado pelo mundo majestoso de du Pont, Mark passa a ver seu benfeitor como uma figura paterna e se torna cada vez mais dependente da aprovação dele. Embora inicialmente favorável, a personalidade volúvel de du Pont vira e começa a atrair Mark a um estilo de vida nada saudável que ameaça minar o seu treinamento. Logo o comportamento errático de du Pont e seus jogos psicológicos cruéis começam a deteriorar a já abalada autoestima do atleta. Enquanto isso, du Pont se fixa em Dave, que exala a confiança que falta tanto a ele quanto a Mark, sabendo que estas são coisas que nem o seu dinheiro pode comprar. Estimulado pela progressão da paranoia de du Pont e pela sua alienação dos irmãos, o trio é impelido para uma tragédia que ninguém poderia ter previsto.

FOXCATCHER


Esperem que tenham gostado da matéria.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: