Maratona: DANÇA

Por: Rafael Mayrink

Depois de muito atraso, hoje vou apresentar alguns filmes com tema central a dança. Existe tantos filmes que foi difícil escolher, mas tentei colocar um pouco de cada estilo para tentar agradar a todos. Então é hora de balançar o esqueleto e comçar esta agitada maratona.

Vem Dançar

still-of-antonio-banderas-in-take-the-lead-2006-1Este é aquele tipo de filmes que você sabe que vai gostar deste o início, mesmo que tenha uma história clichê, e sem surpresas. Quando Pierre (Antonio Banderas) se torna voluntário para ensinar aula de dança aos alunos em detenção, não acreditou que enfrentaria tanta dificuldades por causa dos estilos diferentes. E esta tudo ai. Um turma problema, um professor durão, um cara que não sabe seu estilo, um bandido querendo vida melhor. Mas mesmo que tudo seja como você já viu antes, este filme consegue agradar pela química entre o elenco e principalmente por ser baseado em fatos. Então nada melhor do que começar esta maratona com ele.

Dança Comigo

maxresdefault

Este já é aquele tipo de filme despretensioso, leve e com uma nível certo de humor, romance e drama, você assiste para passar tempo e consegue se divertir. Na história temos John Clark (Richard Gere) entediado se inscreve em um curso de dança de salão, após se encantar com Paulina (Jennifer Lopez) a professora. Um filme fácil de assistir e que se não esperar muita coisa pode se tornar uma ótima escolha, com boas cenas de dança e uma trilha sonora agradável, o filme cumpre o que quer, passar tempo e ainda tem no elenco Susan Sarandon e Stanley Tucci.

Se ela dança eu Danço.

132293-1

Neste filme, vou falar só do primeiro, temos a história de Tyler Gage (Channing Tatum) que após depredar um colégio, precisa fazer trabalho comunitário na escola de arte, assim conhece Nora Clark (Jenna Dewan) uma dançarina que precisa arrumar um novo para sua apresentação de final de semestre. O longa consegue te empolgar pelas cenas de dança, em várias delas você se diverte e percebe que o elenco esta afiado. O roteiro deixa um pouco a desejar, e o mesmo que tenha alguns atores não tão conhecido, para época, é possível perceber uma certa química entre eles. E suas sequencias consegue ser tão boas quanto este primeiro. Recomendo para se divertir.

Dirty Dancing: Ritmo quente

dirtydancing

Patrick Swayze é Johnny Castle um professor de dança que após perder sua parceira por causa de uma gravidez, conhece Frances Houseman (Jennifer Grey) uma menina de 17 anos de uma família rica. E mesmo que seja contra a vontade do pai decide se envolver em um mundo totalmente diferente do seu. Em filme com ótimas atuações e as cenas de danças são muito boas temos uma volta aos anos 80 em um período de danceterias e de uma juventude diferente. Com uma trilha sonora pulsante e com cenas bastante bem feitas o filme possui um final que agrada a todos.

Footloose: Ritmo louco

filmes_3908_footloose05

Este é talvez um dos filmes que possui um roteiro mais elaborado dentre todos, até agora. Pois trabalha com questões mais complicadas como religião, sonhos e desafios. Na história temos Ren McCormack (Kevin Bacon) um jovem que vai para cidade grande e se apaixona pela dança, mas enfrenta a ira do conservador reverendo local que decide considerar a dança como um pecado. Com um ótimo roteiro, um elenco bastante competente, cenas icônica e uma trilha sonora de primeira, este filme consegue se torna um clássico dos anos 80.

Cisne Negro

cisne-negro

Pensei se deveria colocar este filme na lista principal, e quase foi apenas para menções honrosas. Mas percebi que não tem como falar sobre ele em poucas palavras, então, merece encerrar esta maratona. O diretor Darren Aronofsky como sempre consegue nos trasnportar para um mundo de loucura, obsessão e desejos mais profundos neste longa. Na história temos Nina (Natalie Portman) uma bailarina que precisa se tornar tudo aquilo que nunca foi, para alcançar seu maior sonho, dançar O Lago dos Cisnes. Com o poder de criar momentos bem estranhos, e arrancar de seus atores as melhores atuações a cada cena, o filme faz você se pegar pensando o que esta acontecendo várias vezes. E para quem gosta de arte e balé, este é um filme para encher os olhos, principalmente no terceiro ato. Perturbador, aterrorizante e com ótimas atuações, Black Swan não é para qualquer um, mas é isso não é um defeito.

Outros filmes que merecem uma chance de ser assistido. No Balanço do amor um romance que tem como plano de fundo o preconceito. O Ultimo Dançarino de Mao emocionante e com uma história real, um filme para ver e rever sempre. Billy Elliot  outro filme sobre preconceito, mas neste temos por causa da escolha de menino por se apaixonar por balé. Com uma ótima história e boas atuações, uma ótima forma de refletir.

E ai, gostou? Faltou algum filme? Deixe seu comentário com sujestões de filmes que poderiam esta na maratona. E ideias para próximas maratonas.

Abraços


Rafael Mayrink
Rafael Mayrink

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: